domingo, 4 de novembro de 2018

MINAS GERAIS - CONGONHAS





Situado a setenta quilômetros de Belo Horizonte, Congonhas possui um expressivo conjunto de riqueza barroca do maior artista do gênero no Brasil: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo apelido Aleijadinho. Antes de ser a "Cidade dos Profetas", Congonhas foi e ainda é um grande centro de peregrinação.


BASÍLICA BOM JESUS DE MATOSINHO


Patrimônio Mundial declarado pela Unesco em 1985, é um dos maiores tesouros da arte barroca, construído entre 1757 e 1790. 
No adro da basílica, os 12 profetas em pedra-sabão foram esculpidos por Aleijadinho e seus auxiliares entre 1800 e 1805. Na parte interna, a igreja abriga relicários também talhados por ele, rica decoração rococó e pintura do teto assinada por Mestre Ataíde.


Rocalhas e cabeças de querubins rodeiam um medalhão onde foram inscritos os símbolos da Paixão de Cristo. No nível superior se abrem dois janelões com balaustrada e verga em arco abatido.
A pintura do teto da capela-mor foi realizada entre 1773 e 1774 mostrando o sepultamento de Jesus. 


As estátuas quase em tamanho natural e dispostas harmoniosamente no átrio da igreja possuem características em comum, tais como, cabelos encaracolados, olhos mongóis e maçãs no rosto, que são uma marca do Aleijadinho, umas foram totalmente esculpidas pelo artista, outras parcialmente.
Para identificar aquelas esculpidas pelo próprio Aleijadinho, os estudiosos se basearam no acabamento, na simetria e na perfeição dos traços para identificá-los. Os Profetas esculpidos por seus discípulos apresentam erros de proporção e traços grosseiros em determinadas partes.



IGREJA SÃO JOSÉ DO OPERÁRIO

A última a ser construída em Congonhas, por volta de 1817 possui torres e fronstipício arredondadas e portais trabalhados e entalhes neoclássicos.

IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é parte dessa época e nela se encontram várias fases do barroco, apresenta o frontispício de Aleijadinho datada de 1749.
A fachada da Igreja Matriz foi construída em estilo jesuítico do século XVIII, com duas torres, frontais com voluta e sineira, ligadas ao corpo da igreja.


A nave da Matriz de Nossa Senhora da Conceição é uma das maiores de Minas, e forma um só corpo, sem corredor, balaustrada em jacarandá. 

MUSEU DE CONGONHAS


Localizado ao lado do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, com estilo moderno, todo branco com detalhes de concreto aparente, destoa do restante do cenário que remete ao período colonial brasileiro.

SOLAR DA INTENDÊNCIA – PEFEITURA


ESTILO ECLÉTICO





OBRIGADA POR LEREM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário